ANEXO I - RESOLUÇÃO 552/2015

REQUISITOS

Requisitos de Projeto:

Os pontos de amarração devem ser projetados para transmitir as forças que recebem aos elementos estruturais do veículo.

Devem estar fixados na plataforma de carga.

Quando utilizados não devem sobressaírem-se acima do nivel horizontal da plataforma.

Os pontos de amarração devem ser projetados para suportar as forças de amarração aplicadas a partir de qualquer direção.

Os pontos de amarração devem ser projetados de modo a não afetar a segurança das pessoas que tenham contato com os pontos.

 

Número de pontos de amarração:

A quantidade de pontos de amarração deve ser determinado considerando-se o maior valor dos seguintes elementos: comprimento da plataforma de carga, distância máxima entre os pontos de amarração e força de tração admissível.

 

Quanto ao comprimento da plataforma de carga: 

Pelo menos 4 (quatro) pontos de amarração (ao menos, dois de cada lado) para os veículos cujo comprimento efetivo na região de carga não ultrapasse 2.200mm.

Pelo menos 6 (seis) pontos de amarração para os veículos cujo comprimento efetivo da zona de carga seja superior a 2.200mm.

 

Quanto a distância máxima entre os pontos de amarração:

Com excessão da região situada sobre os eixos do veículo, a distância entre os pontos de amarração adjacentes sobre um lado não ultrapasse 1.200mm. Sobre os eixos deve ser o mais próximo possível de 1.200mm e não pode ultrapassar 1.500mm.

A distância desde as paredes lateriais da zona de carga deve ser tão pequena quanto seja possível e em nenhum caso será superior a 250mm.

 

Força de Tração Admissível:

É necessário a aplicação de uma fórmula. 

X = (1,5 * P) / F

Sendo,

X - Número de Pontos

F - Fator que varia de acordo com o PBT

 

#transporteseguro

resolução 552/15 contran

gallery/frota-cargoblue